Uma campanha que, a meu ver, não pode deixar de ser citada aqui, é a campanha atual da empresa de telefonia móvel Claro com os filmes "Claro Web" e "Dúvida". Os filmes, ambos executados pela AlmapBBDO, têm alcançado um grande reconhecimento público por sua alegria, criatividade e - digamos - "efeito grude".
Utilizando-se de estratégias de comunicação massiva - a constante exibição nas TVs aberta e fechada, em horários nobres (e não-nobres!), a utilização de antigos hits da música internacional, além de um humor contagiante, tudo isso com uma invejável simplicidade de idéia e entendimento - conseguiu-se fazer uma campanha bem-sucedida, além de popular e sem deixar de lado a qualidade e a criatividade.
A primeira campanha a ser lançada foi a "Claro Teste" que anunciava as vantagens da portabilidade e confiança na marca, cujos produtos o usuário poderia testar antes de vincular-se à operadora. O comercial para TV ganhou o nome de "Dúvidas" embalado pela trilha sonora (genial, diga-se de passagem) de "Should I Stay or Should I go" do Clash - que apesar de ser uma banda punk, a música específica é extremamente pop. O filme não é tão simples no quesito produção, mas a simplicidade está na idéia de simplesmente mostrar situações de hesitação em que tudo se resolveria se pudéssemos "dar uma experimentada" antes, e no fato de a música traduzir tudo com apenas o refrão. A estética além de linda é condizente com tudo o que a Claro tem feito, com tons bem claros (claro!) estourados mesmo, bem diurnos, geralmente com fundo azul e ressaltando o vermelho, claro. ;) Inclusive, os atores são quase todos ruivos. (!) Meio forçado, mas eu acho válido pela estética. (tipo, ruivos, ferrugem, sol, claro... :P)
A segunda, é a campanha "Claro Escolhas" baseada na novidade de (hiper)flexibilidade da operadora, tentando conquistar clientes que não se adequam a planos fixos de telefonia móvel, visando a otimização dos benefícios, com o argumento de que na Claro o cliente pode escolher as mais variadas combinações de plano e para tanto utilizando a imagens de muitas personagens de esterótipos bem distintos entoando o refrão "That´s the way (ahum ahum!) I like it! (ahum ahum!)" :D e cada um mostrando a forma como ele gosta. A esse comercial foi dado o nome de "Claro Web", acredito que devido ao layout fragmentado em quadrinhos como se cada pessoa estivesse da sua casa falando para uma webcam, numa feliz associação à preservação da individualidade de cada. E os quadrinhos multiplicam-se dando a idéia de inúmeras possibilidades. O estabelecimento do diálogo entre o locutor e os que seriam os clientes da Claro (intercala-se perguntas e respostas), foi essencial para se ter um sentimento de proximidade com a empresa, como se o usuário tivesse intimidade e por isso, fizesse o que bem entendesse do seu plano. Além de o texto ser muito bem escrito - no sentido da intenção - e a narração ter a entonação ideal de descontração.
O filme também foi realizado pela AlmapBBDO com trilha da empolgante balada funk "That's the Way I Like it" de KC & The Sunshine Band.
Na minha opinião, o segundo filme é ainda melhor que o primeiro devido à criatividade, à simplicidade em todos os sentidos e ao fato de que claramente o comercial é um hit tal qual a música o foi, porque gruda mesmo. A felicidade pela liberdade de escolha é estampada nas pessoas, nas cores, na música e até no locutor! E é contagiante, o público realmente sente vontade de cantar. Um comercial simples, bonito, barato, criativo, bem-sucedido e ainda popular. Pra quê melhor?
As trilhas sonoras caíram como uma luva em ambos os vídeos porque além de traduzirem em uma única frase a idéia do filme, são hits populares, que alcançam diferentes gerações e que mesmo sendo em inglês, utilizam-se de uma única "frase-refrão" muito clara e várias vezes repetida, o que permite que se entenda ao menos a idéia, mesmo aqueles que pouco entendem a língua. Claro que há pessoas que não têm um mínimo entendimento de inglês e talvez para elas o comercial não funcione tão bem, mas eu imagino que elas não façam parte da maioria constituinte do público-alvo da propaganda.
Ambos os filmes têm Direção de Criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. O primeiro produzido pela O2 Filmes e o segundo pela Delicatessen Filmes.
Ficha técnica completa no site da AlmapBBDO: www.almapbbdo.com.br
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
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desculpa, gente. definitivamente eu não sei ser sucinta, nem formal e muito menos imparcial.
ResponderExcluireu só queria dizer que eu acho esses comerciais sensacionais. ;D
(ah! pra quem adora a expressão PERFEITA da guria para a noiva prestes a entrar na igreja no comercial da "claro teste" na televisão.. é verdade, eu percebi, cortaram. não sei por que diabos.. rs)
Aquele abraço galera!
heuaiehuaihea... Outro dia peguei minha mãe cantando a musiquinha do segundo comercial ! Será que é um vírus ?!
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