segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novos meios, velhas idéias.

Na publicidade uma coisa é obrigatória: criatividade.
Não, essa afirmação não é nada original - muito pelo contrário: é batida e rebatida. Porém quando tratamos de publicidade digital, muitas vezes isso é completamente esquecido em detrimento do hype da tecnologia em si.

Se você quer dizer que o produto X é moderno, basta fazer uma ação de mobile marketing para ele. Que ação? A mais papai-mamãe o possível: distribuição de conteúdo multimidia (via bluetooth, de preferência"). Que conteúdo? Um ringtone, um folder digitalizado ou uma fotografia.

Realidade Aumentada, Location Based Services, esses e todos os outros recursos que são oferecidos pela tecnologia hoje são muito legais, mas são apenas meios. Inconscientemente, hoje tendemos a confundir o meio com a mensagem (fazendo uma pequena, e talvez descabida, alusão a McLuhan). Muitas ações no campo da publicidade digital hoje destacam os recursos tecnológicos, mas carecem de idéias.

A tendência hoje, como bem sabemos, é integrar o físico (ou real, ou até tradicional, se preferirem) e o digital. E falar disso hoje é falar de Realidade Aumentada. Por que? Porque é o hype. Mas existem outras formas de fazer isso. Uma delas foi a solução encontrada em um anúncio impresso para o lançamento do Axe Day e Axe Night, no Uruguai.

O anúncio aparecia incompleto, com partes "importantes" substituídas por quadrados brancos. No texto, pedia-se para que o leitor enviasse um SMS para o ShortCode da AXE (após as 21h, é válido ressaltar). Após fazê-lo, ele recebe um MMS com as partes faltantes do anúncio:


A Lowe Ginkgo fez uma das melhores ações de mobile marketing que eu já vi com uma das primeiras ferramentas de mobile marketing (e a mais elementar): o SMS.

Claro que isso também poderia ser feito com realidade aumentada, mas exigiria uma série de complicações e o público-alvo atingido seria bem menor. Mas o pessoal da Lowe Ginkgo sabe disso, e a escolha foi completamente consciente, porque eles não pensaram nos meios e sim na mensagem (e na forma mais eficaz de transmiti-la).

Fonte: Axe usa SMS para completar anúncio impresso.

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