“A campanha é uma forma de mostrar à sociedade a trajetória do Sou da Paz nestes dez anos. Além de ser uma comemoração, é uma prestação de contas e não poderíamos deixar de fazer isso ao lado do Serginho, que tem nos apoiado desde o início”, conta o diretor executivo do Sou da Paz,
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Campanha SOU DA PAZ 10 anos
sábado, 28 de novembro de 2009
Twitter no Japão cria modelo pago para contas premium a partir de janeiro
Essa notícia, postada ontem (27/11) pela Techcrunch, serve para pensarmos se esse modelo funcionaria aqui no Brasil.
A matéria diz que o Twitter japonês, que tem controle meio que independente do Twitter do resto do mundo, e foi o primeiro a introduzir formatos publicitários em suas páginas, pretende cobrar dos usuários uma taxa para seguirem usuários premium. Essas taxas variariam de $1.15 a $11.5 e seriam cobradas via cartão de crédito ou debitadas na sua conta de celular, e o Twitter ficaria com 30% dessa grana, e o usuário que está sendo seguido ganharia com o resto.
E por aqui. Como isso funcionaria?
Sabemos que a internet no Brasil ganhou essa cultura de que não se paga por conteúdo. O usuário não sabe pagar, e quem gera conteúdo, seja um jornal ou um twitteiro, não sabem cobrar.
Digo que isso é um problema do Brasil, porque lentamente a maturidade do mercado externo valoriza o conteúdo. Um agravante que ainda temos aqui é o fato de que é possível comprar os últimos lançamentos em games, filmes, séries e softwares em qualquer banquinha no meio de uma rua.
E aí ficam as perguntas:
Será cultural a opção do Twitter em manter uma operação exclusiva pro Japão?
Será que o aumento de usuários brasileiros na “ferramenta de micro-blog” (como um grande canal de TV costuma rotular) faria com que um modelo específico fosse desenvolvido para os usuários mal educados daqui?
O que seria considerado usuário premium? Contas de empresas que usam o Twitter como gerenciador de conteúdo ou usuários celebridade com trilhões de seguidores? Você, pagaria para ver o @cnn, pra ver o @realwbonner ou não pagaria pra ver nada?
fonte: Braistorm9
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Brahma: o 1º patrocinador oficial da Copa do Mundo de 2010
A Brahma será patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul. É a primeira vez que uma marca brasileira irá patrocinar a maior competição de futebol do planeta.
O primeiro comercial desenvolvido pela marca para anunciar o patrocínio, tem como garoto-propaganda o atacante da seleção brasileira Luís Fabiano, que de acordo com a Brahma representa o estilo “Brahmeiro” de ser: guerreiro, batalhador e que não desiste dos seus sonhos.
Segundo o presidente de marketing da empresa, Marcel Fernandes, “A Brahma está preparando uma série de ações para envolver os torcedores brasileiros no clima do torneiro, mostrando que tanto os jogadores que entram em campo como os brasileiros são guerreiros que batalham e não desistem dos seus sonhos”.
Além do vídeo que tem Luis Fabiano, a Brahma, novamente através da África, já fez o mais novo vídeo em relação a Copa do Mundo 2010:
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Teste das Cervejas
Além dos víedo, a Kaiser lançou como outro artifíco publicitário o site: www.testedascervejas.com.br
É um comercial que foge dos tradicionais comerciais de cerveja, que trazem estereótipos de cervejeiros e mulheres "gostosas" (desculpa, não encontrei outra palavra). O Teste das Cervejas diz claramente o nome das cervejas concorrentes, outra fator difícil de encontrar nos comerciais brasileiros de cerveja. O interessante é que os protagonistas do comercial são pessoas comuns que experimentem a cerveja e se surpreendem.
Sem mais, aqui está o comercial:
sábado, 21 de novembro de 2009
Propaganda das Sandálias Dupé
O comercial além de ser super ousado, traz Joelma e Chimbinha, ambos integrantes da Banda Calypso, para fazer as coreografias e cantar o jingle do comercial. Nele, os clientes e vendedores também se envolvem no ritmo que as Sandálias trazem para o ambiente e dançam junto aos músicos.
A marca se utiliza dos "benefícios" que a sandália traz para o conforto dos pés dos clientes. E a partir daí desenvolve toda sua linha de anúncios e comercial, bem coloridos. O comercial perde um pouco o foco colocando dois músicos para fazer a coreografia, ficando desta forma sem coerência com o real sentido do comercial. De todo modo, ele se constitui enquanto propaganda ousada e engraçada:
"Se as outras escorregam e esquentam o seu pé
Esqueça as anatômicas e venha pra Dupé
Dupé é de borracha
Dupé é bom demais
Dupé é confortável
E dura muito, muito mais"
Vídeo no youtube
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Armário
É um comercial feito pela Propeg para OITAVA PARADA GAY DA BAHIA - que aconteceu 25 de outubro de 2009, 11 horas, no Campo Grande, Salvador, Bahia.
Outra coisa, é um comercial sem fins lucrativos.
Propaganda Telefônica
O curso de Comunicação Publicitária e Mercado mais uma vez foi maravilhoso! Só para constar!
Bom , estou a procura do novo comercial da Telefônica, que só vi ser exibido no Multishow. É baseado na Copa do Mundo e na superação de desafios. Achei muito bom e fiquei apaixonada! Procurei aqui na internet e nada! No site da Telefônica também não tem ainda. Alguém sabe como posso achar?
Representações brasileiras, por Mentos
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Jornalismo Móvel
Em continuação com o tema sobre jornaismo móvel, Fernando Firmino trouxe algumas questões sobre a configuração, terminologias e tipologias sobre essa nova mobilidade do jornalismo. Por ele também foi exposto, de como os grandes grupos de comunicação estão fazendo uso desse aparato, e a resistência ainda resistente em relação a eles. As formas de utilização, o conjunto de atividades desenvolvidas a partir do avanço tecnológico, deu origem a algumas tipologas: jornalismo móvel, locativo e em redes sociais.
Firmino frisa que o uso das ferrementas em muitas redações ainda é muito incipiente. Segundo ele, essas ferramentas são imprescindíveis. Em 2001, não havia a convergência, tão forte quanto há hoje. Não existia celulares com câmeras. Firmino faz uma Ressalva: só no Japão, existiam alguns aparelhos com câmera. Em fase de testes, mas a qualidade ainda era muito ruím.
Fernando Firmino fala que em 1972, foram feitos os primeiros em celular. Depois da inserção de aparelhos móveis fz mis sentido falar em mobilidade. Para a televisão é mais complicado o uso deles, por conta ainda de uma questão de qualidade de imagem para a televisão. Mas as grandes redes já estão inserindo os celulares, em algumas matérias jornalíticas. Segundo ele a Globo aindaé resistente, por causa do padrão de qualidade por esta empresa. Em relação ao jornalismo em redes sociais, foi colocada sua importância e sua reverberação. Os blogs, microblogs têm uma importância e um lugar consolidado no que toca o jornalismo na rede. Um exemplo da em aula. O caso do apagão que aconteceu há poucos dias atrás. O Presidente da Itaipú, foi informado ds grandes propoções do acontecimento, e sabendo que as pessoas não podiam assistir a tv, para informar a população, ele cria uma conta no twitter, que pode ser acessado via celular. E em cerca de uma hora já havia mais de 10 mil pessoas seguindo a conta da empresa, onde estavam sendo divulgadas as informações sobre o apagão. Ao longo da aula foram mostradas as configurações do jornalismo depois do avanços tecnológicos.
Ética na Propaganda: Leis, normas e qualidade criativa
Fernando Carvalho, presidente da agência de publicidade Morya trará suas impressões e depoimento de 35 anos de experiência profissional como publicitário à frente da então agência Publivendas, atuando em diversos segmentos como: varejo de grande porte, imobiliário, serviços e Governo. Uma bagagem de muita história.
E a Ideia Criativa? Será que os criativos andam "engessados" pela discussão ética e pelas frequentes sanções do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) ao conteúdo das campanhas e peças da Propaganda brasileira?
Antonio Miranda, que também estará presente ao evento acredita que não é esta a questão. Também experiente e premiado publicitário, ex-sócio da agência Artecapital, de Feira de Santana, Miranda vai expor o seu ponto de vista em relação à "limitação criativa" na Publicidade atual.
Já Laura Gurgel, coolhunter da Agência Única vai falar sobre o Conar e dizer como a Criação deve pensar para ser cada dia mais assertiva, dando exemplos de como a criatividade dos publicitários brasileiros não tem limites. " E é bom que não tenha mesmo", completa Laura.
O Curso de Extensão é gratuito e aberto a todos que queiram participar. Inscrições na entrada.
Comercial Axe Destinos
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Campanha de verão da Coca-cola
A Coca-cola, mais uma vez, surpreendeu com a campanha de verão.
Desde o início do horário de verão, adotado em algumas regiões do país, a Coca-cola começou a anunciar os comerciais na TV. A animação e a trilha sonora dão o efeito todo especial. Os conceitos são muito bem trabalhados e associados de forma harmônica, afinal o que é melhor que uma Coca-cola gelada para abrir o verão e, conseqüentemente, a felicidade?
Além dos anúncios televisivos, a campanha é integrada por hotsite, vídeos na internet, mídia exterior, rádio, cinema e embalagens especiais, para reforçar, de todas as maneiras os conceitos.
No hotsite, é possível participar de um karaokê, no qual você substitui as vozes do MV Bill, da Pitty ou do Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero.
Dêem uma olhada no vídeo “Cielo” que mostra um casal de namorados “ensolarando” um dia nublado após abrir a Coca-cola (ou seria a felicidade?).
*ps: viciei !
http://www.youtube.com/watch?v=PPZ-pMIJNes
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Comunicação 2.0 no painel do Curso "Comunicação Publicitária e Mercado"
Os convidados serão Paulo Petitinga, diretor de Planejamento da SLA e Wagner Fontoura, estrategista em Mídias Sociais da Riot, de São Paulo.
Petitinga já foi redator, atendimento e planejamento de agências de comunicação em Salvador, Porto Alegre e Recife.
Ele vai analisar "Como as as novas tecnologias (entre as quais Internet e Mobile) devem mudar o paradigma da pesquisa mercadológica". Capilaridade, dinamismo, especificidade e baixo custo como prerrogativas de mais e melhor uso da pesquisa. Tudo pra ter um resultado mais assertivo e aproximar as marcas do consumidor.
Wagner Fontoura, além de expert em Mídias Sociais da Riot, agência e produtora de publicidade focada no assunto, pioneira e líder de mercado no Brasil e parte da América Latina, é editor dos blogs Boombust, Hitech Live e Nossa Via que, juntos, recebem mais de meio milhão de unique visitors por mês.
Fontoura apresentará o tema "Comunicação 2.0 - como as marcas se relacionam com as novas mídias e vice-versa", além de cases de ações em mídias sociais para Nokia, Microsoft, Editoras Globo e Abril.
As inscrições são abertas ao público e gratuitas. Para receber certificado é preciso apresentar R.G. e CPF e não faltar a nenhum dos próximos painéis.
sábado, 7 de novembro de 2009
Painel sobre Criação Publicitária abriu Curso de Extensão
Os convidados Bruno Cartaxo (Ideia 3), Lucas Peixoto (Engenhonovo) e Faustão (Objectiva) trataram do tema Criação Publicitária dando dicas importantes para quem quer trilhar este caminho no mercado da propaganda baiana. Contaram suas experiências, discutiram a criatividade de resultados e mostraram peças referenciais para a publicidade local, nacional e mundial.
O evento teve cobertura em tempo real pelo Twitter. Para saber um pouco mais do que aconteceu, veja um trecho da informal apresentação do multimídia Faustão sobre Criação para Rádio, num vídeo realizado por Marcel Ayres.
Os palestrantes foram convidados pela Profa. Annamaria Palacios, coordenadora do NEPP, para participarem das próximas reuniões do grupo de pesquisa e, assim, estreitarem ainda mais a relação do mercado publicitário com o ambiente acadêmico.
O Curso de Extensão, aberto e com inscrições gratuitas acontece todas as sextas-feiras de novembro, das 9h às 12h, no auditório da FACOM/UFBA, no Campus de Ondina. Para receber o Certificado de Extensão é preciso 75% de frequência, portanto, não se pode perder os três próximos painéis:
13/11 - Mídia e Pesquisa: incorporação e integração de novas ferramentas comunicacionais - o consumidor nos mercados de massa ou de nichos.
20/11 - Ética na Propaganda: Legislação, Auto-Regulamentação e "limitação criativa".
27/11 - Mídia e Poder: reflexões sobre Publicidade Governamental e Partidária.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Ubisoft cria experiência no Twitter para promover game “Assassin’s Creed II”
Para quem não conhece, “Assassin’s Creed” é um jogo para PC/Xbox 360/PS3 que te coloca no papel de um exímio assassino na época dos Templários. A sequência do game, que será lançada no dia 23 de novembro, terá sua trama centrada na Itália do século XV.
A "Assassination Experience" apesar de poder ser experimentada diretamente no site do produto, representa um dos usos mais criativos e complexos do Twitter em uma ação publicitária até o momento. Para entender por completo é preciso testar na prática, mas vou tentar explicar:Trata-se de uma batalha social em tempo real, em que os jogadores utilizam seus perfis no Twitter para enviar comandos específicos de ataque, defesa e fuga. Após conectar seu Twitter com a plataforma, um outro usuário é indicado como seu alvo. Assim que você twitta um ataque, a vitíma terá um limite de tempo para responder, podendo digitar as ações diretamente ou usar a interface de ícones no site.
As missões são enviadas aleatoriamente durante o dia, portanto, é preciso ficar de olho na aba de replies do seu perfil no Twitter. Conforme participa e responde as ações de outros jogadores, você ganha novas armas e habilidades. Os pontos e rankings ficam registrados também no site assassinscreed.com/twitter
A inovação está mesmo no uso do Twitter, já que a brincadeira é basicamente um Adventure/RPG textual, assim como muitos jogos da década de 1970. O site ainda disponibiliza um data visualization das batalhas.
Para os não gamers e/ou para os nãos conhecedores de “Assassin’s Creed”, a ação pode soar complicada, mas é pertinente para o público que interessa e ainda usa O Twitter, a ferramenta online de mídia social mais hypada da década, de forma que nenhuma marca conseguiu fazer até hoje. Sem invasão, sem spam, só por opção do usuário.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
I Curso de Extensão "Comunicação Publicitária e Mercado"
A partir desta sexta, 06/11, das 9 às 12h, o NEPP - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Publicidade e Propaganda e a nossa disciplina, Análise de Publicidade e Propaganda realizarão na Faculdade de Comunicação da UFBA o Curso de Extensão "Comunicação Publicitária e Mercado: uma discussão sobre o modo de pensar e fazer Propaganda".
O Curso tem o formato de 04 mesas temáticas, conforme programação:
06/11/2009 – Criação Publicitária: mudanças no processo criativo - formatos tradicionais x conteúdo.
13/11/2009 – Mídia e Pesquisa: incorporação e integração de novas ferramentas comunicacionais - o consumidor nos mercados de massa ou de nichos.
20/11/2009 - Ética na Propaganda: Legislação, Auto-Regulamentação e "limitação criativa".
27/11/2009 – Mídia e Poder: reflexões sobre Publicidade Governamental e Partidária.
Além de grandes profissionais de agências baianas o evento contará com a presença de Wagner Fontoura (SP), estrategista de mídias sociais da Riot, agência especializadas em mídias sociais.
O tema da palestra do Fontoura será “Comunicação 2.0 – como as marcas se relacionam com as novas mídias e vice-versa” e trará cases de ações em mídias sociais para Nokia, Microsoft, Editoras Globo e Abril. Fontoura já confirmou sua participação na mesa do dia 13/11.
No dia 27 o professor visitante Eduardo Camilo, da Universidade da Beira do Interior (Portugal) falará sobre um case de marketing político: o uso dos cartazes na propaganda eleitoral lusitana.
Foram disponibilizadas 100 vagas e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem inscrever-se na própria Faculdade de Comunicação (Rua Barão de Jeremoabo, Campus da UFBA, em Ondina), no NICOM, das 8h às 12h, até o dia 05 de novembro ou na abertura, dia 06 de novembro.
Para maiores informações acesse http://neppufba.blogspot.com/ ou entre em contato através do email: nepp.ufba@gmail.com.